SAIBA COM GABRIELA SHIMODA COMO AUMENTAR OS SEUS GANHOS VENDENDO AUTOESTIMA
“A primeira impressão é a que fica!”
Em algum momento você já deve ter se deparado com essa frase que reflete uma realidade: a mente humana costuma guardar memórias capazes de determinar opiniões em relação a algo ou alguém. Ela armazena experiências, sensações, imagens, sons e cheiros que voltarão à tona em outro momento.
Quem nunca deixou de voltar em um restaurante por que a primeira experiência foi desagradável? Deixou de comprar um produto que não foi bem aplicado? Ou até mesmo não comprou nada em uma loja por ter sido mal atendido pelo vendedor, não é mesmo?
Automaticamente, sem mesmo perceber, nós associamos sensações passadas para definir características a respeito de alguém, de lugares, de produtos, etc. Tudo baseado geralmente na primeira experiência, ou no primeiro contato. Apesar de se tratar de uma resposta cognitiva natural, a primeira experiência pode levar à formação de estereótipos que muitas vezes são irreversíveis.
Uma primeira impressão tem o poder de impactar positivamente ou negativamente opiniões. Por esse motivo, no mundo dos negócios, para quem busca o sucesso a aparência é mais importante do que se imagina! Especialmente para profissionais do marketing de relacionamento que trabalham diretamente com vendas e pessoas dos mais variados perfis.
No marketing de rede, o papel de um consultor é representar bem os produtos e a marca de uma empresa com propriedade ao público, bem como disseminar a missão e as oportunidades oferecidas pelo plano de carreira. Para isso, é crucial que o consultor esteja atento e alinhe o seu marketing pessoal à forma como a empresa deve ser apresentada desde os primeiros contatos com os clientes, nos eventos, nas reuniões e também no seu dia-a-dia.
Para passar credibilidade, confiabilidade, cuidado, higiene e boa conduta, e até mesmo estilo de vida, a aparência entra em ação e possui um grande efeito no trabalho de um profissional, pois a imagem muitas vezes comunica mais do que palavras. Investir na aparência é passar a mensagem de autoconfiança, de que o trabalho está dando resultados, é transmitir a qualidade de vida que divulga.
Se o objetivo de um consultor é passar credibilidade e vender a missão da empresa, não adianta que apresente um belo plano de marketing ao prospecto. Com uma aparência inadequada a mensagem pode ser interrompida no meio do caminho.
A imagem comunica! Vestir-se bem, manter uma boa postura, falar elegantemente e ressaltar as próprias qualidades são dicas simples que ajudam a conectar e transmitir mensagens que talvez verbalmente não tenham tanto efeito.
Em um mercado altamente competitivo, o marketing pessoal é a forma mais eficaz de ressaltar os pontos positivos de um profissional. Vale refletir: Como está a sua imagem? Como as pessoas estão te vendo? O que você tem comunicado com a sua aparência condiz com o estilo de vida que está buscando?
Invista em você! Nunca perca a oportunidade de causar uma boa primeira impressão!