O MAIOR DESAFIO É LIDERAR A SI PRÓPRIO
O marketing de rede é um modelo de negócios democrático. Independentemente do perfil, social, cultural ou comportamental, qualquer pessoa realmente disposta a pagar o preço pode alcançar sucesso com o negócio. As regras do jogo valem para todos, e quem as cumpre, vence. Mas nesse jogo há um desafio maior a ser enfrentado: liderar a si mesmo! Sim, a pessoa mais difícil de liderar é você mesmo.
Quem deseja ter sucesso pessoal e nos negócios, quem sonha em liderar grandes equipes e em influenciar pessoas talentosas, precisa primeiramente investir em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
A autoliderança é o que constrói a propriedade e a credibilidade de um líder diante das pessoas. As pessoas aceitam o líder antes de aceitarem sua visão. Elas aceitam primeiro a identidade e depois aceitam a causa.
Especialistas em inteligência emocional, concordam que os seguintes pontos auxiliam no processo da autoliderança:
* Auto-análise- Analise seus pontos fortes e fracos. Seja honesto com você;
* Ser ensinável- A arrogância de pensar que não há o que aprender ou melhorar é uma trave na visão de uma pessoa. Busque ser uma melhor versão de você mesmo sempre, seja ensinável. Outra dica, é buscar feedbacks de seus mentores;
* Domínio próprio- Quem aprende a administrar emoções, não se deixa influenciar pelo que sente mas pelo que quer; Não toma decisões baseadas em sentimentos mas baseadas no foco e na crença do que deseja.
* Ter bons hábitos- Pequenas atitudes do dia a dia fazem grande diferença. E quando repetidas com insistência se tornam hábitos.
* Ter uma agenda- Ter uma agenda evita a procrastinação, e te mantém focado em suas atividades.
* Evitar distrações- Evite o que te tira do foco e te faz esquecer dos seus objetivos. Concentre-se no que realmente aumenta a sua produtividade. Tenha disciplina para se distrair nos momentos certos, e não abra mão deles.
T. Harv Eker diz que quaisquer que sejam seus resultados – abundantes ou escassos, bons ou maus, positivos ou negativos, eles são reflexo do seu mundo interior. Ter domínio sobre si mesmo, controlar o próprio mundo interior é realmente um desafio que reflete em vários aspectos para uma liderança plena.