MINDSET

 

PREPARANDO MODELOS MENTAIS PARA O SUCESSO

Capacidade de gerenciamento, iniciativa, perseverança, conhecimento de mercado, etc. São inúmeras as atribuições que comumente definem o perfil básico de um empreendedor. Ter um negócio bem sucedido exige não somente o desenvolvimento dessas características mas, segundo especialistas, questões psicológicas estão diretamente ligadas ao êxito.

A decisão de conquistar prosperidade financeira pode gerar grandes resultados na vida de um empreendedor. Apesar do desejo natural de “ser bem sucedido” que há na maioria das pessoas,  poucos estão realmente dispostos a pagar o preço e pôr em prática princípios que fazem parte do percurso até o sucesso.

Entre os mais vendidos da categoria no Brasil, o livro “Ös segredos da mente milionária” do escritor T. Harv Eker, aborda que na verdade a riqueza se trata mais de atributos psicológicos do que financeiros.

Para alcançar sucesso, seja pessoal, intelectual, financeiro, sentimental ou profissional, a mentalidade possui papel fundamental. Ela tem o poder de nos levar ao fracasso ou ao sucesso, tem o poder de exaltar e também de abater. Se possuirmos uma mentalidade de perdedor estamos propensos ao fracasso mesmo fazendo as coisas certas. Não adianta o veículo certo com a mentalidade errada.

Mentalidade, entre outros conceitos, significa: Maneira individual de pensar ou julgar. A  mentalidade representa o sistema de crenças. Reflete  a forma como as pessoas enxergam o mundo, influenciando diretamente a maneira como se comunicam, agem e sentem.

 

Sucesso x Mentalidade de sucesso

A prosperidade financeira está diretamente ligada à mentalidade. Vários treinadores pelo mundo concordam que é a mentalidade que separa ricos de pobres.

  • Pessoas ricas se sentem merecedoras de ter dinheiro abundante.
  • Pessoas pobres pensam em ter somente o suficiente para sobreviver e pagar contas.
  • Pessoas de classe média pensam em ter dinheiro para arcar com prazer imediato.

Ao analisarmos nossa forma de lidar com as finanças, é comum identificarmos modelos e padrões que estão enraizados em experiências passadas, convívio familiar ou nosso círculo social. Em alguns casos esses padrões financeiros são duplicados inconscientemente entre as pessoas ou passados por gerações em famílias.

Há exemplos de pessoas que se sentem desmerecedoras da prosperidade por haver histórico de intensa miséria na família, gerando um sentimento de gratidão, por viver em condições muito melhores, mas, ao mesmo tempo, esse sentimento gera estagnação. Esse pensamento impede que as pessoas vençam seus limites. Sentir-se merecedor do sucesso gera atitudes muito positivas. Mudar de mentalidade e assumir a postura de merecer ser um vencedor (seja lá o que vencer represente para cada um) provoca o sucesso como consequência.

Independente dos padrões mentais adquiridos ao longo da vida, a mudança é possível, sempre há tempo para mudar. Para ser um vencedor é preciso antes de tudo, conquistar uma mentalidade vencedora. Para ter sucesso é preciso, primeiramente ser o sucesso.

 

Deixe aqui seu comentário.

Você deve estar logado para postar um comentário.