O QUE SEUS OLHOS VEEM?

 
 

 

COMO VOCÊ ENXERGA O SEU NEGÓCIO? COM LENTES DE ESPERANÇA OU COM LENTES DE DERROTA?

 
 

Imagine: Você está em outro ambiente. Acaba de entrar numa sala ampla e espaçosa, caminhe à vontade! Trata-se de uma galeria, expondo as principais obras de um renomado artista. Você analisa com calma cada detalhe de cada tela, uma a uma. Sem pressa, sua mente viaja na mensagem que cada pintura quer te passar. Tenta entender as histórias refletidas em cores, técnicas, tintas e emoções.

No entanto, nesta galeria, uma obra se destaca entre as demais. Você se depara com algo que prende a sua atenção e te deixa abismado.  Extasiado, você tenta entender como a tela pode te causar tamanha perplexidade. Não é um quadro comum, essa tela reflete a sua história, sua vida, suas circunstâncias! Essa tela reflete você!

De que forma você a enxerga? Como interpreta aquilo que em arte está sendo exibido para você?

Sua criação, seu contexto cultural, a sociedade, seus princípios e valores sobre o que é belo, sobre o que é bom ou mau, darão sentido ao que você está enxergando.  Saiba que todos esses fatores influenciam diretamente na forma com que irá interpretar aquela imagem. Mas atenção! Muito cuidado! Tal interpretação terá o poder de determinar como você se sente em relação ao passado, as suas reações no presente, as suas expectativas e o que irá fazer pelo seu futuro.

Sua observação pode ser comparada pelo uso de lentes. Sim! As lentes determinarão a forma como você enxergará as circunstâncias. Seu negócio, sua família, as dificuldades, o comportamento das pessoas de seu convívio, etc. Se as lentes escolhidas forem vermelhas todos os elementos da tela terão a mesma cor avermelhada. Se as lentes forem de aumento, a visão de tudo ao redor será maior que a realidade. Se estiverem embaçadas, não enxergará a obra claramente. Se estiverem quebradas, sua visão da realidade será distorcida.

É assim que as pessoas interpretam suas vidas. A forma como enxergam as circunstâncias fala mais sobre elas do que sobre a realidade em si. Ainda que muitos episódios sejam incontroláveis, vê-los como dádiva ou como maldição, depende mais de um estado interior do que exterior.

De fato, a dor provocada por experiências negativas ou calamidades é inevitável. Mas ressignificar, ou “usar uma lente diferente”,  é uma forma de superar aquilo que não se pode controlar.

Há um texto sábio milenar que diz: “Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se o que há dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”

 Suas perspectivas afetam a forma como você enfrenta a vida. Se você tem uma visão de mundo otimista, se os seus olhos, sua maneira de perceber os episódios é boa, tudo de fato será proveitoso. Mas em contrapartida, a mesma situação observada mediante uma perspectiva pessimista, influenciará negativamente a sua realidade.

Reflita: Como você tem enxergado tudo o que acontece a você? Como enxerga os seus fracassos? Suas vitórias? O que pensa sobre as riquezas?  E sobre as pessoas ao seu redor?!

Como você enxerga o seu negócio? Com lentes de esperança, de ressignificação e superação? Ou com lentes de derrota, tristeza e vitimismo?

Se suas lentes forem de fracassado, tudo ao seu redor será derrota. Se forem de tristeza, o mundo será como um campo de batalha onde o seu único esforço é sobreviver aos fatos. Se forem de superação, seus fracassos se tornarão grandes aprendizados.  Se suas lentes forem de vitimismo, é provável que perca o poder de conduzir sua vida. Mas se forem de esperança, sempre caminhará em direção aos seus objetivos e quando falhar terá motivos para recomeçar!

Lembre-se ao analisar este quadro que se chama “vida”: “Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como somos”. Kris Valloton

 

Deixe aqui seu comentário.

Você deve estar logado para postar um comentário.