A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Todas as pessoas ou pode-se dizer que 98% delas têm sonhos e objetivos. Sonhar é agradável, transporta mentalmente as pessoas para a realidade em que desejam viver. Grandes empresários, líderes, artistas e ícones mundiais começaram suas carreiras a partir de um sonho. Tiveram de enfrentar a resposta negativa das circunstâncias e das pessoas, mas a certeza e a persistência no que acreditavam os fizeram seguir em frente e alcançar o que desejavam. Um exemplo, Walt Disney, fundador de um dos mais bem sucedidos empreendimentos do mundo: The walt Disney Company.
Sonhar é importante, é a mola propulsora das realizações. Sonhar é importante mas existe um perigo nos sonhos. Quando mantidos apenas no campo da imaginação e dos desejos, viram fumaça assim que encontram a realidade. A diferença entre os que realizam e os que não realizam sonhos está nas ATITUDES.
Sonhos e objetivos não devem ser confundidos. No marketing de rede há consultores que sonham em atingir altas graduações em seus negócios, sonham com as premiações oferecidas, com estilo de vida que poderão oferecer às suas famílias, com a liberdade financeira, mas não agem de acordo com as atividades que devem ser desempenhadas para tal realização. Não traçam objetivos, não planejam como desenvolverão suas equipes e como alcançarão nível a nível até chegarem ao tão sonhado patamar. As chances desse tipo de consultor se frustrar com o modelo de negócio são enormes, a não ser que a sorte seja fator decisivo, porém contar com ela também não é uma boa opção.
Sonhos quando não transformados em objetivos são ineficazes. Eles devem ser motivadores mas se não transformados em metas palpáveis, arriscam cair no mar da utopia ou da frustração.
Transformando sonhos em objetivos
“Traçar metas é tornar visível o invisível” Anthony Robbins
O invisível são desejos que ficam guardados na mente. O visível é a concretização desses desejos.
No mundo dos negócios, para alcançar objetivos desejados é preciso traçar metas e nesse tipo de ambiente, metas devem ser claras e específicas. Por exemplo: Você quer alavancar o volume de vendas de sua equipe, é bem melhor estabelecer uma meta em números e percentuais para o próximo trimestre do que ter como objetivo “arrebentar nas vendas até o final do ano”. Seja específico nas suas metas. Tenha metas palpáveis, visíveis e bem estipuladas.
Leve em consideração na hora de traçar suas metas que elas devem ser atingíveis, pois definir objetivos inatingíveis só gerará frustração e desmotivação. Lembre-se de não confundir objetivos com sonhos e trace metas possíveis separadas por etapas a serem cumpridas.
Definindo metas
“Você não pode controlar as coisas que acontecem no mundo, mas você controla suas ações para chegar mais próximo de onde você quer”. Renato Grinberg
A maioria dos especialistas sobre negócios concordam que uma meta bem definida deve ser:
“O que” se quer e por “qual motivo” deve ser algo bem definido. Não seja vago, seja exato.
Quando um atleta se prepara para uma competição ou deseja bater um recorde, ele sabe exatamente qual a posição de seu desempenho em relação ao recorde. A partir desta informação, ele treina baseado no objetivo que precisa alcançar. Quando você tem a consciência do ponto em que se encontra e em que ponto quer chegar, é possível medir se está próximo do seu alvo ou não. Mensurar suas metas vai te permitir saber se alcançou o seu objetivo. E se não tiver alcançado, quanto ou como pode melhorar seu desempenho para conseguir.
Alvos, ainda que desafiadores, devem ser realistas. É preciso enxergar os obstáculos e planejar as soluções para superá-los. Metas não podem ser tão distantes a ponto de não serem enxergadas ou inatingíveis. Lembre-se de que o sucesso é alcançado por etapas e não desista nas primeiras dificuldades.
Para evitar negligência com as metas é importante estabelecer datas e prazos específicos. Uma meta precisa ter ciclo com início, meio e fim determinados.
Escrever metas gera comprometimento. Ao definir qual objetivo, porquê, como e quando cumprir, é possível levar em conta questões relevantes que as vezes não são lembradas ou consideradas e se necessário, mudar de estratégia. Outro ponto positivo é que ao anotar e visualizar constantemente as metas, pode-se dialogar mentalmente com elas.
Quem não sabe para onde vai qualquer lugar serve! Muitos até sabem aonde querem chegar mas não sabem como irão chegar e estabelecer metas é a solução. O caminho entre os que realizam sonhos e os que permanecem na utopia é dividido pelas atitudes. Para alcançar sucesso e realizar sonhos é necessário primeiramente focar no alvo e trabalhar com dedicação por ele.